quarta-feira, 14 de abril de 2010

O mundo deve estar louco

Que Portugal era um país louco, governado por gente louca,  delapidadora de dinheiros públicos, com investimentos economicamente desastrosos em energias  inviáveis, já nós  sabíamos.

Agora, que os países da  Ásia (no seu conjunto), que os países da Europa (no seu conjunto)  e que a América do Norte tenham adicionado às suas redes eléctricas, no ano de 2009,  um total de 37 GW de energia eólica, correspondente a 37 centrais nucleares de média potência, cometendo exactamente os mesmos erros que nós, isso não sabíamos.

E, pior ainda.  A potência eólica  mundial poderá passar dos 158,5 GW, instalados no final de 2009, para 409 GW, em 2014, ultrapassando a capacidade nuclear instalada.  O mundo deve estar louco: não presta a mínima atenção aos avisos  dos arautos da desgraça e não aprende com os erros  do passado.

O que faz rir no discurso  dos que defendem a opção nuclear é o facto de,  na sua opinião, o país precisar como de pão para a boca de uma grande  produtora  de energia barata . Mas depois gritam «aqui-d'el-rei» por as eólicas produzirem tanta energia nos dias de ventos fortes que provocam o back_up da rede eléctrica obrigando os ciclos combinados e o carvão a parar.

Desde quando produzir energia a custo zero, através das eólicas, evitando a queima  de  gas ou de  carvão ou de outro combustível fóssil nas centrais convencionais, pode ser economicamente desastroso? Criminoso, isso sim, é não existirem formas de  aproveitar essa  energia. Mas elas vão surgir. Tarde.

2 comentários:

  1. Nos Afrika temos esperto nos cabeça. Loucos estão os deuses.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Trolha, em parte está coberto de razão, mas quanto ao caso português não me parece que em matéria energética o pessoal ande mal por cá.
    Abraço

    ResponderEliminar