quinta-feira, 22 de abril de 2010

Barragens reversíveis

Boutades dos Senhor Engenheiro
  1. «As barragens reversíveis são absurdos e gigantescos armazéns de energia».
  2. «Se as hidroeléctricas planeadas fossem só para aproveitar os recursos hídricos, o investimento associado, que terá de ser pago pelos consumidores, seria muito menor».
  • Adaptar um central hidroeléctrica de modo a permitir que esta produza mais energia com a mesma água  - com custos incomparavelmente mais baixos do que construir de raiz uma central hidroeléctrica para gerar o mesmo volume de energia  -  é um investimento absurdo?
  • Armazenar em barragens reversíveis a energia eólica e fotovoltaica gerada em horas de vazio para a vender, depois, nas horas de cheias a preços bem mais compensadores, é economicamente desastroso?
  • O Estado ao ter autorizado a reversibilidade das barragens (sem impactos ambientais significativos) de modo a aumentar a sua capacidade de geração eléctrica, recebendo como contrapartida pela autorização dada centenas de milhões de Euros, é um negócio ruinoso  e prejudicial aos consumidores?
Se mandasse, nomeava já o Senhor Engenheiro para administrador das três maiores eléctricas da Ibéria, pelos vistos,  com decisores incompetentes, responsáveis por investimentos absurdos e ruinosos para as empresas que comandam.

Sem comentários:

Enviar um comentário