sexta-feira, 9 de abril de 2010

A energia eólica no mundo

O top ten dos países com maior capacidade instalada em energia eólica era encabeçado pelos EUA e pela China: a superpotência dominante e a superpotência emergente. Portugal ocupa um honroso 9.º lugar o que deixa cheio de orgulho quem pensa que o mundo do futuro  será renovável, com dirigentes renovadores e  com ideias  renovadas.

No top ten surgem países altamente industrializados (EUA, Alemanha, Espanha, Itália, França e Dinamarca),  potências emergentes como a China e  a Índia e  as maiores potências mundiais no domínio da tecnologia nuclear (EUA, Alemanha e França).

Estes países deram uma grande  contribuição para que a energia eólica tenha crescido em 2009, em capacidade instalada, 31,7% em relação a 2008. Alcançando a cifra de 159, 213 gigawats de produção de  energia (2% do consumo mundial de electricidade),  tendo movimentado 70 mil milhões de USD e criado 550.000 postos de  trabalho. Em 2012, prevê-se  que sejam criados 1 milhão de  postos de trabalho à conta dos investimentos feitos em energia eólica.

A pergunta que se impõe é a seguinte: se o custo da energia eólica é tão alto, se os custos elevados da sua produção serão mais tarde ou mais cedo repercutidos nos consumidores (famílias e empresas) com implicações óbvias no nível de vida e na competitividade dos mesmos,  porque razão os países  mais  industrializados e competitivos  do mundo apostam tanto em energias renováveis, nomeadamente na energia eólica?

Porque razão os países  que tratam por tu  a construção  e  montagem de centrais nucleares para a produção de electricidade, mais barata no entender de algumas baratas tontas desempregradas e ociosas cá do burgo, apostam tanto na energia  eólica em vez de construírem mais uma centralzita nos arrabaldes de uma  qualquer  cidadezinha  do interior? Sim, porque as centrais nucleares são todas superseguras mas o seguro morreu de  velho. E eles, os promotores e mentores do nuclear, que habitam todos na capital do reino, também querem morrer velhos (e por isso são construídas a uma boa distância de  segurança  da capital).

Estarão  todos estes países  loucos?

Sem comentários:

Enviar um comentário