segunda-feira, 3 de maio de 2010

Custo das energias renováveis

EM 2015, A ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E EÓLICA SERÃO COMPETITIVAS SEM SUBSÍDIOS DO ESTADO

Não é irrealista afirmar que, a partir de 2015, com a previsível alta dos preços do petróleo, as energias renováveis sejam competitivas, em termos de custos, com as energias fósseis (ciclo combinado, carvão ou petróleo). Espera-se, por isso, um boom de instalações solares fotovoltaicas domésticas, a partir de 2015, quando for mais barato produzir energia solar fotovoltaica, mesmo sem subsídios, do que comprá-la à rede eléctrica.

Solar fotovoltaica

Em Espanha (em Portugal os custos serão ligeiramente mais baixos), entre 2005 a 2008, o custo por megavátio (MW) instalado da energia solar fotovoltaica era de 6 a 10 milhões de Euros. Em 2009 e 2010, o custo baixou para 3 milhões de Euros por MW instalado. Prevê-se que os preços desçam cerca de 12% ao ano graças aos avanços tecnológicos e às economias de escala.

Eólica

Hoje em dia, o custo por MW instalado é de 1,2 milhões. Destes, 75% respeitam ao aerogerador e 25% a custos de instalação e construção civil. É previsível que com a concorrência da China e com a automação na fabricação dos componentes dos aerogeradores baixem ainda mais os preços destes.

A competitividade da energia eólica com os preços das energias de origem fóssil vai estar intimamente dependente do preço do petróleo. Actualmente, um parque eólico a funcionar 2.400 horas por ano será competitivo desde que o preço do petróleo atinja 160 UDS. Com preços do petróleo acima de 100 USD  a eólica será competitiva com outras fontes fósseis a partir de 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário