quarta-feira, 19 de maio de 2010

Mito desfeito

Mito desfeito. A energia eólica já é competitiva com as outras fontes tradicionais de energia. A EDPR que se cuide. Faça pela vida e não ande por aí a mendigar subsídios.

Quem proclamava alto e bom  que a energia eólica não era economicamente atractiva, já que o seu custo era superior ao custo da  energia térmica ou  hídrica, calou-se  que nem um rato perante o leilão (energia eólica), realizado no Brasil em Dezembro de 2009.

Nós quebramos um paradigma. Como o leilão atraiu muitos investidores, a competição fez com que os preços baixassem”, afirmou o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim, referindo-se aos R$ 148,39 a serem pagos, em média, pelo megawatt/hora (MWh).

O Ministério de Minas e Energia (brasileiro) tinha  fixado um tecto de R$ 189 o MWh e todos os projetos cujo preço ultrapassaram  este valor foram rejeitados..

Vimos que temos condições de desenvolver, no Brasil, a energia eólica de forma a competir com outras fontes. Acho que, agora, a tendência é esta indústria se desenvolver”, concluiu Tolmasquim.

O presidente da Associação Nacional dos Consumidores de Energia Elétrica (Anace), Carlos Faria, defende por seu lado  que os consumidores deveriam poder negociar directamente com os produtores de energia eólica de modo a incentivar a concorrência e fazer baixar os preços da electricidade..

Sem comentários:

Enviar um comentário