segunda-feira, 24 de maio de 2010

As energias renováveis e os carros eléctricos

Quatro países (Portugal, Espanha, França e Alemanha)  vão pedir a Bruxelas regulamentação semelhante para os 27 da União Europeia no uso de carregadores de baterias. Querem acelerar a «mobilidade eléctrica».

Clamam em uníssono: «O veículo eléctrico precisa de ser colocado no centro das perspectivas de desenvolvimento e competitividade, fazendo a ponte entre investigação, inovação, desenvolvimento industrial e sustentabilidade».

Por coincindência ou não, três dos quatro países subscritores desta Declaração Conjuntasão são dos maiores produtores de energias renováveis da UE e o outro é o país da UE com o maior potencial de produção de origem eólica (onshore) e o maior produtor de electricidade de fonte nuclear.
 
A conclusão é simples: o crescimento das energias renováveis passa necessariamente pela introdução dos carros eléctricos: para possibilitar a rentabilidade dos investimentos feitos e a fazer nas energias renováveis e para fazer diminuir a dependência energética de combustíveis fósseis da UE.  Em Portugal, o consumo de combustíveis fósseis (gasolinas e gasóleos) é responsável pela maior parte do petróleo importado.

Mas se o futuro das energias renováveis passa pelo carro eléctrico será  que  o carro eléctrico, tal como o conhecemos hoje,  é o futuro?

Enquanto a autonomia das baterias  for de 140-160 kms (para ir de Lisboa ao Porto é necessário parar 30 minutos para carregar 80% da bateria), o  carro eléctrico terá um futuro cada vez menos presente.

1 comentário:

  1. (só li o último parágrafo, mas...) são veículos especialmente vocacionados para meio urbano (curtas distâncias) e como cerca de 80% das deslocações são efectuadas nas duas áreas metropolitanas...

    ResponderEliminar