terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A energia do futuro vem aí

A revolução do hidrogénio vem aí.

No inicio do próximo ano, a Mercedes vai colocar no mercado o  Classe B F-Cell,  a hidrogénio, que vem equipado com um motor eléctrico de 136 cv e 290 Nm de binário.  A energia eléctrica do Classe B F-Cell será obtida da reacção electroquímica (hidrólise) entre o hidrogénio e oxigénio, que será armazenada em baterias de ião de lítio.
O F-Cell terá um consumo equivalente a 3.3l/100km de gasóleo porém não emite quaisquer gases nocivos para a atmosfera e irá alcançar uma velocidade máxima de 170 km/h, tendo uma autonomia para 385 km.
Num futuro não muito longínquo, será comum ver carros com motores  eléctricos  movidos a pilhas de  hidrogénio  o qual será produzido a partir de energia excedente de fontes renováveis.  As pilhas de ião de lítio, tradicionais, têm os dias contados em virtude da sua fraca performance e da necessidade da sua  substituição ao fim de algumas recargas. 

Eu pergunto: a estratégia de Portugal nesta matéria (introdução de carros eléctricos com baterias tradicionais de ião de lítio) será a mais adequada? Duvido.

Sem comentários:

Enviar um comentário