quarta-feira, 16 de março de 2011

Apocalipse Now!

O mundo está preso por um fio. Tóquio uma cidade de 12 milhões de habitantes pode ficar deserta por muitos e muitos anos. Todas as cidades e locais num perímetro de 300 kms podem ficar sem condições de habitabilidade para os seres vivos.
O Comissário Europeu da Energia, que supostamente sabe desta matéria muito mais que os comum dos mortais, fala já em Apocalipse Now!
Depois do acidente, vêm as acusações: central nuclear obsoleta ( e isto no Japão), ocultação sistemática de problemas graves ocorridos ao longo dos anos, edificada sobre uma falha tectónica e com um deficiente sistema de refrigeração.
O mundo está preso por um fio do que vai acontecer na central nuclear de Fukushima.

sábado, 12 de março de 2011

Central nuclear explodiu no Japão


Afinal onde está a total segurança das centrais nucleares apregoada por Pintos de Sá, Miras Amarais e outros que tais? Eu, se mandasse, prendia-os a todos.


A central nuclear de Fukushima, no Japão, explodiu em virtude do terremoto de magnitude 8,9 na escala Richter que abalou o país. O tecto do edifício que abriga o reactor nuclear desmoronou-se. O nível de radioactividade na central, conhecida como Fukushima 1, aumentou de forma alarmante na sequência do forte sismo. 

Não há dados oficiais sobre a dimensão da catástrofe mas especula-se que tenha havido fusão  do núcleo do reactor. Os 4 técnicos, que trabalhavam na redução da temperatura dos reactores da central  a fim de evitar a fusão do núcleo  devido à falência dos sistemas de refrigeração, ficaram feridos. 

Nas proximidades da central foi detectado césio radioactivo o que poderia indicar uma fusão nuclear no reactor. O nível de radioatividade na área da central nuclear é mil vezes superior ao normal. 

Walt Patterson, um analista do instituto de investigação Chatham House, de Londres, considerou que é cedo para perceber se a explosão de Fukushima pode vir a produzir os mesmos níveis de contaminação radioativa do desastre de Chernobyl. Todavia, o mesmo perito reconhece nos acontecimentos do Japão sinais semelhantes àqueles que ocorreram em 1989.

A população residente num raio  de 20 quilômetros ao redor da central foi evacuada.